sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Quero ser PADRE! - afirmação de 24/09

Uau! Foi a minha primeira reacção.

Começaras a conversa a caminho da casa da C., a dada altura lembraste-te de me perguntar se Jesus Cristo revivera na Páscoa!

Lá na minha, confesso, parca formação religiosa disse que sim, que morrera e que depois teria resuscitado, que isso será impossivel para qualquer pessoa (não te dê a ideia de experimentar ressuscitar) e que se tal tivesse acontecido seria porque de facto ele seria o filho de Deus enviado à terra, como a igreja cristã diz.

Depois de mais algumas perguntas, que não recordo agora, lá te disse que eu não era grande entendido na matéria, mas que, amanhã, sábado, iriamos almoçar com a avó A. e que o Padre J. almoçava connosco, logo ele seria a pessoa indicada para te explicar todas as questões que me colocaste porque a profissão dele, a vida dele, era essa, difundir a doutrina cristã.

Depois de uns breves momentos de silêncio, a afirmação:

"Sabes pai, quero ser padre!"

"Muito bem filho" - pensando ao mesmo tempo que iria deitar por terra o sonho no instante - "Sabes uma coisa sobre os padres? Eles não podem ter namoradas! Eles não podem namorar com nenhuma miúda!"

"A sério???" - disseste em tom de que estarias com uma cara de espanto.

"A sério, os padres não podem ter nem namoradas nem filhos."

"Então já não quero ser padre!"

E com o risco de poder ver-te enveredar por uma carreira religiosa lembrei-me dos protestantes e disse-te que há padres que podem ter mulher e filhos..., mas o choque de não poderes ter namorada foi muito forte parece que a carreira religiosa foi colocada de parte, resta-me pagar por ter desviado mais um crente dos seminários.

Amanhã quando almoçarmos a ver se te meto a falar destes temas com o Padre! :-)

2 comentários:

Mente Quase Perigosa disse...

Ainda lhe falta chegar à fase de querer ser delinquente... Aí quero ver como te safas!

Beijo

Anónimo disse...

Ele ainda vai desejar ser muita coisa! Vais ver!
Só que nem sempre estamos preparados para lhes responder, ficamos, como se costuma dizer "com as calças na mão".
boa sorte!
Abraço.Pedro