segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Marrocos


Este ano foi o nosso destino de férias.

Previamos que fosse cansativo porque iríamos fazer muitos kms de carro e a previsão foi acertada, ficaste farto de andar de carro.

No dia em que fomos para Marrocos apanhámos o início do mês de Agosto, os imensos emigrantes Marroquinos estavam desejando de regressar à terra natal... este era o aspecto...


A viagem começou no Algarve, às 09:00 horas da manhã, de onde saímos e chegámos ao destino, MOHAMMEDIA, depois das 03:00 horas do dia seguinte.

Estivémos em ALGECIRAS cerca de seis horas só para embarcar. Depois de almoçarmos fomos para dentro do carro e estivémos dentro dele, parados, gozando do conforto do A/C cerca de duas horas.

Depois de passarmos de barco para o continente Africano tivémos de suportar uma entrada em Marrocos complicada, primeiro porque existia muita gente a tentar entrar em Marrocos, depois havia uma qualquer festa em TÂNGER, com fogo de artifício e tudo, que fez com que a coisa fosse ainda mais complicada. Em jeito de brincadeira dissémos que o fogo foi em nossa honra.

O trânsito estava caótico. O meu seguro não era válido em Marrocos, facto que apenas soube quando cheguei a TÂNGER, mas isso não me impediu de seguir o brocardo "em Roma sê romano" e não tardou muito para que a mãe dissesse que eu era um autêntico marroquino ou pior do que eles, ao que ia respondendo "eu conduzo em Lisboa, estes tipos devem pensar que eu não estou habituado a isto"... e então lá passaste tu e a mãe a chamar-me de Marroquino o resto das férias.


Depois lá nos metemos na Auto-estrada a caminho do destino.

Quase a chegar ias a dormir, desataste a chorar, inconsolável, porque te doía o rabo... então decidimos quebrar a regra da segurança, a primeira vez, e passaste para o colo da mãe, única forma de te calar.

Apesar do cansaço das deslocações, creio que o balanço foi positivo, estiveste com outras crianças, umas mais velhas e outras mais novas, com quem interagiste perfeitamente; viste um país diferente; viste uma cultura diferente (algumas mulheres tomavam banho na praia totalmente vestidas, como o pai tentou convencer a mãe que teria de ir para a praia antes das férias); viste locais onde os Portugueses passaram há muitos anos.


Aqui tomávamos banho juntos, somos as cabecinhas que estão juntas próximo da espuma da onda,Aqui vías o pôr do sol com a mãe,



Apesar do balanço positivo, penso eu, sei que não o sentes no imediato, agora o que sentes é cansaço ao andar de carro, saturas-te com muito mais facilidade, mas estou certo de que um dia recordarás com prazer os momentos que passámos em Marrocos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Devem ter sido umas férias maravilhosas, apesar dos pequenos contras.
Gostei muito das fotos!
Abraço.Pedro