segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Hospital

Este domingo foste pela terceira vez visitar o hospital.

Sábado começaste com febre, nada de muito relevante, apenas o suficiente para não te permitir ter o melhor humor. De noite estivémos com a maioria da família fora de casa e os primos sempre ajudaram a minorar o que já se avizinhava... febre e mau estar.

Sábado queixaste-te algumas vezes de dor de cabeça, mas nunca liguei muito.

Domingo passámo-lo em casa.

Estávamos prestes a terminar uma partida de futebol no FIFA quando começo a notar que mexias com dificuldade a zona do pescoço, aliás, já te queixaras várias vezes do pescoço...

Saíste da cadeira e saída não foi natural, antes mostraste uma rigidez na postura, quando ias a andar chamei-te e em vez de virares o pescoço, viraste o tronco... acrescia que não tinhas febre nessa altura e o último Parsel já fora colocado há seis horas.

Como sinais semelhantes nunca haviam aparecido em ti, disse à mãe para se vestir que tínhamos que te levar ao SAP ou ao hospital.

A mãe lembrou-se da linha telefónica "saúde 24" e lá liguei. Falei com a Srª enfermeira que me atendeu e expus a situação ao que nos aconselhou irmos ao hospital.

Chegámos cerca das 19:30 horas estava pouca gente e fomos de imediato atendidos. Os diagnósticos e testes corriam com naturalidade apenas resultando firma a dita rigidez.

Quando a médica saiu e voltou com uma colega a mãe confessou depois que temeu que a coisa pudesse ser grave, eu numa prespectiva mais optimista julguei que a médica quis uma segunda opinião sobre a sua avaliação para mais a médica que nos atendeu era novinha e a outra era visivelmente mais experiente.

Do diagnóstico resultou que deveriam ser uns gânglios infectados e que estariam a pressionar os nervos do pescoço o que motivaria a rigidez e as dores, para despistar outras possiilidades e confirmar o diagnóstico terias de fazer uma ecografia e análises ao sangue.

Para fazerem as análises colocaram-te uma pomada na parte superior da mão e no interior do braço tapando ambas com uma película transparente... a dita pomada serviria para "anestesiar" a zona da picada e assim minorar as dores.

Fizémos a ecografia sem problemas e depois "fomos" tirar-te sangue.

A coisa não correu muito bem porque quando te picaram a mão não conseguiam dar com a veia, quando deram o sangue não corria e até chegar a esta fase chafordavam a tua mão para conseguir encontrar a dita...

Depois passaram ao braço.

Outra vez um cenário semelhante, agulha para dentro, agulha para fora, agulha para a direita, agulha para a esquerda... e tu chorando.

Nestas alturas daríamos tudo por trocar contigo e evitar-te as dores, mas nada mais podemos fazer do que tentar estar ali... vendo o teu sofrimento e a situação dei por mim a dar uns valentes suspiros ao que uma enfermeira me perguntou se eu me sentia bem e se me queria sentar.

"Sim, estou bem apenas me custa vê-lo nesta situação, apenas isso, o sangue a mim não me afecta".

Depois lá deram com a dita veia e conseguiram retirar-te o sangue necessário à análise.

A mãe depois abraçou-te passou-te a mim e eu agarrei-te ao colo dando-te os parabéns porque apesar do choro não movimentaras o braço e estiveras sempre calmo.

Quando ia para sair oiço a enfermeira dizer:

"Não te preocupes Daniel, a mãe bateu com o joelho..."

Quando me virei lá estava a mãe sentada e com ar de quem estava a desfalecer. Agarrei em ti e saí... choravas que querias a mãe e eu lá te ia dizendo que a mãe já saía, e saiu,uns minutos depois saiu a sorrir e a dizer:

"Perdi os sentidos".

Lá nos contou a estória e acrescentou que os Srs enfermeiros lhe disseram que pensavam que eu sim iria ter problemas face ao ar angustiado que tinha e aos suspiros que emitia.

Os resultados confirmaram o diagnóstico e foste logo medicado...

Chegámos a casa às 00:20.

Hoje estás melhor, já recuperaste a mobilidade, estás animado, já brincas e a febre vai desaparecendo.

2 comentários:

Gaivota disse...

Votos de rápidas melhoras.

Little Miss Sunshine disse...

É uma dor vê-los assim.
Vamos buscar forças sei lá onde para não chorar à frente deles. Também já passei por isso, o ano passado. O Gonçalo estava com uma reacção a um antibiótico, mas até descobrirem porquê que ele vomitava e estava com diarreia também fizeram análises. Tiraram o sangue pela mão e deixaram um catéter. Nesse dia não chorei. Passado um mês voltou a acontecer uma coisa parecida e teve que tirar sangue novamente. Não aguentei e comecei a chorar tanto que ele ficou sozinho com os enfermeiros! Mas eles é qeu precisam de nós e temos que lhes transmitir força positiva. Espero que ele já esteja melhor.