quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Estaleiro

Estás de estaleiro por causa da varicela.

Há dez dias que estás ininterruptamente em casa.

Estás quase a poder voltar a ser criança na plenitude, com direito a rua, brincadeira, amigos, piscina...

Vem-me à memória a primeira vez que te dei banho após a erupção das diversas borbulhas... Causou-me imensa impressão sentir uma pele até então lisa e suave, totalmente pejada de borbulhas...

Enfim, nem tudo foi/é mau, recordo com prazer o quanto foste paciente e não te coçaste (tiveste direito a uma medalha enorme feita pela mãe, merecida).

Estás a caminhar depressa para os quatro anos, os teus diálogos são impressionantes na riqueza de vocabulário e na excelente expressão oral que tens... e por expressão oral lembro-me de teres dito um "PORRA" do tamanho do mundo quando estavas por estes dias farto da comichão... tive de fazer o meu papel "Filho há outras formas de demonstrares o teu aborrecimento que não essa, essa não deves usar!" e no fundo sorria por dentro face à forma e face ao momento que te motivara a expressão.

Recordo também as diferenças de épocas, ou não... quando havia doenças infantís no meu tempo de piqueno os pais quando sabiam que havia uma criança com uma doença infantil (varicela, sarampo, papeira) juntavam as outras crianças para que estas apanhassem com a dita doença infantil e ficassem despachados...

Quando propus isto à mãe, para te levarmos há cerca de dois meses à casa da C. porque ela estava com varicela, a resposta foi "vamos esperar q tenha idade -x que depois há vacina" ou "deixa lá isso que se não panhar melhor"...

Reflexo dos tempos protectores, ou da maternidade protectora, não sei.

E eu penso como os meus pais pensaram, se têm de apanhar, então apanhem quanto antes para que fiquem despachados.

Agora bem vista a coisa talvez os avós o fizessem para poderem por uma baixa médica e baldarem-se ao trabalho, ou não..., mas eu e a mãe não temos direito a por baixa...

Sem comentários: