quarta-feira, 26 de março de 2008

Autonomias

Ontem quando te fui pôr ao colégio estava apressado, tinha uma reunião às 9:00 horas em Palmela e eram 9:05 quando te estava a deixarno colégio. Por essa razão pedi-te para que andasses depressa para podermos ser mais rápidos e aceitaste-o.

Depois de passarmos o portão prendaste-me com uma surpresa, disseste-me:

"Pai, eu vou sozinho agora para poderes ir mais depressa trabalhar!"

"A sério filho, consegues?"

"Sim, não te preocupes!"

"Ok! Até logo, diverte-te e brinca muito..."

Fiquei depois a confirmar a entrada na zona das salas e lá fui descansado.

Hoje porque o padrinho J. está de férias lá te fui pôr ao colégio e reservaste-me outra surpresa, mesmo antes de sairmos de casa disseste-me,

"Pai hoje vou para a sala sozinho, outra vez."

"Ok, hoje só te levo até à entrada do colégio e depois vais sozinho, é isso?"

"Sim"

E chegados ao colégio lá te ajustei as alças da mochila para a colocar às tuas costas e despedi-me de ti.

Depois..., depois foi confirmar a entrada na zona da tua sala e seguir viagem com alguns pensamentos na alma.

Lembrei-me da natação, de como foi bom ver-te autónomo e que esse facto suplantou a tristeza de deixar de te acompanhar na água.

Lembrei-me de todas as vezes em que ficaste a chorar quando te deixava no colégio e partia como se o teu choro não me afectasse.

Lembrei-me de todas as vezes em que quis que este momento chegasse e agora chegados apenas posso dizer que a felicidade de te ver autónomo fez com que o sentimento de perda desaparecesse.

Sim, perda, porque por vezes é isso que sentimos quando tu ganhas autonomia, perdemos mais uma área de influência em ti, mas essa perda é boa para ti e para mim, essa conquista significa que tu és cada fez mais um ser individual, autónomo, singular e eu, eu sou "apenas" a pessoa que zela por ti e que te tenta fazer sentir todos os dia que o amor entre nós existe mesmo quando te tornas independente.

Parabéns pela conquista!

1 comentário:

Terra Mãe disse...

Aos poucos e poucos vai ficando cada vez mais independente e seguro. É bom vê-los a crescer.