quarta-feira, 5 de março de 2008

Conversa

O avô Z. foi tomar conta de ti, eu fui almoçar convosco, verifiquei que estás sem febre, mas como estás medicado... vamos agora deixar a medicação para ver se a febre te ataca e logo actuamos para ver se temos de ir ao médico ou não.

Depois de almoço, cuja fruta foi manga o avô Z. lá se pôs a falar dos tempos em que esteve em Moçambique.

Tu perguntaste onde é que era Moçambique, lá te disse que era um país de África e que tinha sido é que o avô tinha estado na guerra.

"A sério?" - perguntaste-me respondendo eu com um aceno de cabeça - "E avô lá na guerra morreu alguém?".

"Sim, nas guerras morrrem sempre pessoas." - respondeu o avô.

"E morreu alguém que tu conhecias?"

"Sim, morreu o meu melhor amigo."

"E como é que ele chamava?"

"Cunha, .... Cunha"

" E sabes como é que ele morreu?"

"Foi numa emboscada, houve uma granada que explodiu e o matou."

"Avô... e tu mataste alguém?"

"Não sei se matei ou não, quando eu disparava não sabia se os atingia ou não!..."

E depois tratei de levantar a mesa, pelo que, apenas me apercebi que a temátic se manteve uns bons 5-10 minutos, mas com uma conclusão muito simples, "a guerra é uma coisa muito má!"

foi

2 comentários:

Anónimo disse...

Embora o tema da conversa não fosse dos melhores, mas é muito bom a partilha de conhecimentos.
Abraço.Pedro

Terra Mãe disse...

Ainda bem que chegou a uma boa conclusão!