quarta-feira, 16 de julho de 2008

Notícias e sensibilidade infantil

Liguei-te agora para saber de ti, não estavas, estava apenas a tua bisavó B. que me deu um relato curioso do que sucedia:

"O teu filho é um homem, anda sempre com o teu pai dum lado para o outro (...) andou a ajudar a amanhar os alhos, as cebolas (...) ontem nem jantou, foi dormir antes de jantar do cansado que estava (...) o teu filho anda a banhar com os avós, andam todos os três na piscina (...) o teu filho está muito preto (...) foram agora a Arraiolos passear, semeou girassóis - umas sementes que a mãe te deu para plantares"

No meio de tanta descrição a dada altura a minha avó, tua bisavó, muda de voz, o que significa que lá vem tema sensível e diz:

"Sabes ontem o D. a dada altura estava assim com um ar pensativo e disse <A minha avó R. nunca me dá um carinho> já viste a ideia do teu filho."

Interrompi-a e disse-lhe que não era assim, e não é, que de facto a avó materna era mais fria, mas que ainda assim te acarinhava e que esse tipo de afirmações não deviam de ser valorizadas, porque não eram bem assim.

Interrompe-me a minha avó para dizer algo que é verdade "possivelmente ela não brinca com ele como faz a tua mãe...", pois, deve ser isso, sim...

Entretanto penso no que a tua avó materna provocou na educação para as emoções à tua mãe e como isso se reflectiu na minha relação com ela, também na relação dela contigo, mas aqui sem grandes efeitos negativos sobretudo porque não me coibi de destruir a relação com ela para que os excessos não se tornassem o pão de cada dia.

Acho que perdi a questão, mas imagino que cada zanga que comprei ao dizer que as coisas eram excessvas por parte dela valeram a pena por ti, pelo que és. Verdade também que sempre disse que para excessos prefiro os de acção do que os de omissão.

Por outro lado dizer que constato sempre, provavelmente porque sempre estive atento a, que é extraordinária a sensibilidade infantil, em termos gerais, não só a tua...

Depois de me contar mais -n estórias de ti passou para o tema das dores e médicos, quando ao fim de 12 minutos de conversa quis desligar, estilo "já chega avó que tenho de trabalhar" acrescentou:

"Só queria que tu o visses sem que ele te visse!"

Também eu.

Sem comentários: