quarta-feira, 21 de março de 2007

Fim de semana


E este fim de semana lá estivémos no Algarve, com Amigos de longa data do Pai e da Mãe, pessoas de quem tu também muito gostas.


Eu e a mãe (mais eu,mas... fica assim) sempre fomos muito de deixar-te tomar contacto com o mundo sem grandes constragimentos.


Este fim de semana mais uma vez houve alguns pais a olharem-nos de lado...estou a imaginá-los a dizer qualquer coisa do género aos filhos: "Ainda não é Verão, ainda não se pode tomar banho" e...


...E tu..., a dois ou três metros dali, tomaste banho como se fosse Verão.


A mãe ainda dizia de vez em quando "Mas está tanto frio..."


Ao que lhe fui dizendo:


"Está frio para ti, para ele pode não estar. Eu quando era puto também era assim, sempre dentro de água e lembro-me que não havia água fria por mais que os dentes batessem... deixa-o estar... se ele tiver frio ele sai."


E a mãe dizia:


"E se ele se constipa?"


"Se se constipar...passa. Já viste que os povos do norte da europa expõe os filhos ao frio e nós aqui com este tempo escondemo-los para não terem frio."


Soube por meio dos Amigos distribuídos por essa Europa, que os pais metem os filhos, agasalhados é certo, nas varandas, à rua, para se habituarem ao frio... e eu vi, com os meus olhos, na Holanda crianças a andar de bicicleta com os pais com 5 e 6º C.


Culturas.


O que sei é que ficaste na água tempos e tempos, saíste apenas quando te chamámos, e hoje lá andas, sem constipações...


E foi bom ver-te cheio de alegria a pular, chapinhar, cair, enfim... a ser criança sem espartilhos.

Sem comentários: