quarta-feira, 30 de abril de 2008

Ao 10º dia

De quando em vez a mãe tem destas que acha excelentes, eu sempre as achei excessivas, tira férias e tira-te da rotina para tu estares de férias também.

Se fizessem férias eu achava até bom, apenas lamentava não o poder fazer, por duas ordens de razões, a menor, pouco disponibilidade no meu trabalho para tirar, sem mais, duas semanas de descanso nesta altura do ano; a maior, a mãe deixar-me agarrar em ti e irmos para qualquer lado.

Mas a mãe tira-te do colégio e mete-se em casa e isto para mim é algo sem qualquer senso.

O título deve-se ao facto de ao décimo dia, se tirarmos o fim-de-semana será ao oitavo dia, vais sair de casa... pois é, ontem parece que foste cortar a franja do cabelo e foste à biblioteca rodar de filmes e livros, mas o resto do dia estiveste como no resto do tempo, passaste os dias fechado em casa, de pijama, sobretudo de volta da PS2 ou do PC.

A mãe não tem estado a pastar, de facto, começou a passada 5ª ou 6ª feira a tarefa que se propusera fazer no sábado antes do teu aniversário, arrumar-te o quarto e essa tarefa durou até segunda-feira à noite. Bom ainda não está terminada, mas agora já dormes no teu quarto.

Mas esta coisa de te tirar da rotina sem qualquer objectivo senão estares debaixo da asa dela, sem fazeres nada, literalmente, a não ser ver TV, jogar, brincar mas pouco, deixa-me aborrecido.

Esta semana ficou de te levar segunda-feira ao colégio para fazeres a prenda do dia da mãe. Não te levou e susentou essa decisão, que eu já adivinhava, num "ele (tu) não quis ir".

E pergunto-me para quê isto? Porquê?

O que é que, para além da crescenda "mãezite aguda" que cria, isto serve?

É no teu interesse que ela faz isto?

Será isto razoável D.?

Hoje, entre outras coisas passaste a recusar que eu te vestisse e porque em episódio anterior a mãe em vez de me apoiar no sentido de te dizer que ser um ou outro seria a mesma coisa, disse "se ele não quer porque é que o estás a aborrecer!" agora recusas que te dispa e vista o pijama, acto que muitas vezes era dos poucos que tinha acesso no teu dia a dia.

É óbvio que achava bestial que estivesses de férias, daquelas em que se fazem coisas juntos, estar em casa era possibilidade, mas 8 dias seguidos (só no fim de semana é que saímos a três e a dois conforme escreverei mais tarde...), 8 dias... não vejo bom senso nisto, não vejo, gostava de ver, mas não vejo.

Ah também saíste terça-feira, dia do teu aniversário!

Sem comentários: